terça-feira, 10 de maio de 2011

INTERPRETAÇÃO DE TIRINHAS DA TURMA DA MÔNICA

          Um dos maiores problemas que eu observo dos alunos em geral é a interpretação de textos.
          Isso gera dificuldades não só em Língua portuguesa, mas também nas outras disciplinas. Pensando nisso elaborei um projeto de leitura e interpretação para os meus alunos que estão no reforço escolar.
          Dentre vários textos que estão no projeto começarei com as tirinhas, pois por ser visual e de fácil leitura, pode ser trabalhado diversos conteúdos.
          Nesta atividade em especial trabalho a linguagem das tirinhas.



1) Por que no primeiro quadrinho Mônica está braba?

2) O que demonstra esta reação?

3) Qual seria o formato do balão se a Mônica estivesse calma?

4) O autor coloca uma espécie de nuvem em cima da cabeça da Mônica, o que ela significa?

5) Como a Mônica descobre quem deu o nó na orelha do coelhinho?

6) Qual é a reação do Cebolinha?

7) Para demonstrar esta reação o autor desenha o Cebolinha de que forma?

3 comentários: